Whatsapp
Série Provisões Contábeis

Provisão Contábil e Financeira para o 13º salário

Provisões Contábeis e Financeiras, porque fazer, qual o significado e qual sua importância?

Devido aos últimos acontecimentos ocorridos em todo o mundo, o surgimento do Covid-19, é necessária uma reflexão sobre entidades e sua saúde financeira.

Há desembolsos anuais certos aos quais as empresas estão obrigadas entre os quais férias e décimo terceiro salário. Aí reside a importância de se fazer uma reserva financeira para fazer frente a esses desembolsos.

Percebe-se que muitas empresas, talvez por não ter sua saúde financeira totalmente saneada, não param para fazer suas provisões e em muitos casos nem sabem o real significado de fazê-las.

A partir deste contexto faremos uma série, falando sobre as provisões contábeis, qual sua importância e seu significado.

Tais provisões são normalmente praticadas por empresas maiores, mas também deveriam ser operacionalizadas por empresas de pequeno porte e pelas micros empresas.

Começaremos então pela provisão de 13º Salário:

Ela, como todas as provisões, é a reserva financeira de um determinado valor durante um período de tempo, para fazer frente a uma despesa prevista.

Como o próprio nome diz, efetuar a provisão do 13º Salário nada mais é que é fazer uma reserva financeira, em uma aplicação ou poupança, durante o ano. A cada mês se constitui 1/12 (um doze avos) do valor da folha de pagamento, para quando chegar a data limite de pagamento já ter esse recurso disponível, para honrar o compromisso com seus colaboradores.

A contabilidade faz de forma mensal essa provisão, contabilizando um passivo a pagar e uma despesa na DRE (Demonstração do Resultado). Porém nem todas as empresas utilizam esses dados para fazer a reserva financeira desses recursos.

A Provisão para o pagamento do 13º Salário é calculada na base de 1/12 da remuneração dos empregados que tiverem trabalhado no mínimo quinze dias no mês, cabendo ajuste do valor provisionado nos meses anteriores em virtude de reajustes salariais, acrescidos dos encargos sociais, cujo ônus cabe à empresa.

Entre em contato com um de nossos Colaboradores que lhe daremos mais informações.

No próximo artigo trataremos da Provisão de Férias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *