Independente do tamanho ou segmento da sua empresa, sempre que esta tiver funcionários, o correto é mantê-los registrados.
Mas como sei se preciso registrar o “fulano” como funcionário?
Sempre que uma determinada pessoa física presta serviços contínuos e habituais a alguém, mediante ao recebimento de ordens e salário, este é considerado funcionário e precisará ser registrado como tal.
Funcionários registrados terão seus direitos assegurados, tais como Férias, 13º salário, FGTS, benefícios previdenciários, entre outros.
É muito burocrático! Vou gastar um monte!
Ao contrário do que muitos pensam, a empresa por sua vez terá muito mais segurança, podendo exigir dos funcionários registrados o cumprimento de horário, aviso prévio, regras do regimento interno da empresa, além de evitar o risco de ações trabalhistas, cobrança de indenizações e multas administrativas ocasionadas pela falta de registro.
A longo prazo você economiza e garante a sobrevivência do seu negócio.
E é burocrático? De fato é, mas esta parte você deixa com a gente!
Quais documentos são necessários para registro?
Primeiramente precisamos saber se o futuro funcionário está “Apto” à função que irá exercer. Para tal verificação é necessário que ele realize o “Exame de saúde admissional” em um médico do trabalho conveniado.
Os demais dados necessários constam na Carteira de trabalho, CPF, Carteira de identidade, título de eleitor, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento, certidão de nascimento de filhos dependentes de salário família e CPF dos dependentes para o imposto de renda.
Quem é considerado dependente do funcionário?
São considerados dependentes de salário família os filhos menores de 14 anos de idade. Já para o imposto de renda são considerados dependentes os filhos menores de 21 anos ou 24 anos que estiverem cursando ensino superior ou escola técnica, além de enteados, companheiro(a), pais, avós, bisavós, irmãos, netos, bisnetos e pessoa absolutamente incapaz.
Lembre-se que a qualidade dos documentos e do processo de contratação dá segurança a empresários e funcionários, evitando problemas futuros e contribuindo com a projeção do seu negócio.
Conte conosco nesta caminhada para o sucesso!